Quem Somos

SCJ NO BRASIL

Foto Scj No Brasil00

A SC Johnson e o Brasil mantêm até hoje uma parceria histórica que teve início em 1935, com um bimotor anfíbio, batizado de “Carnaúba”. O neto do fundador da Companhia, H. F. Johnson Jr., empreendeu uma viagem ao Nordeste do Brasil, em busca de reservas permanentes da palmeira de carnaúba, matéria-prima chave na produção de ceras. O objetivo era estudar cientificamente as palmeiras ceríferas, que cresciam apenas em certas partes do litoral e do interior do país.

Em 1937, foi inaugurada uma fábrica de processamento de carnaúba em Fortaleza (CE). No ano seguinte, a Companhia estabeleceu uma plantação na região de Maracanaú, chamada Fazenda Raposa para servir como centro de pesquisa do cultivo, extração e refino da carnaúba e outras palmeiras ceríferas. Posteriormente, esta área foi doada à Universidade do Estado do Ceará.

Foto Scj No Brasil01

Em 1958, a empresa abriu uma fábrica em Parada de Lucas, Rio de Janeiro, sendo transferida em 1978 para Jacarepaguá, onde operou até 2006 junto com a área administrativa.

Em 1963, H.F. Johnson Jr. fundou em Fortaleza a Escola Johnson, inicialmente orientada para filhos de funcionários, que foi posteriormente doada ao Estado do Ceará. Hoje, a escola atende gratuitamente a cerca de 1.200 alunos dos ensinos fundamental e médio, com turmas de alunos especiais e atendimento odontológico. Até hoje a Companhia mantém parceria com a escola através de doações de recursos financeiros para melhorias de suas dependências, bem como no custeio do profissional do ambulatório odontológico.

Em 1998, os membros da família Johnson, liderados por Sam Johnson, recriaram a viagem de 1935, numa celebração ao “espírito de aventura” da Expedição Carnaúba. Nesta ocasião, a Companhia fez uma doação de 18.000 acres de Caatinga à fundação americana de proteção ambiental “The Nature Conservancy”, para o estudo e a criação de uma reserva desta importante ecorregião, chamada Reserva Serra das Almas.

Em 2007, é inaugurada a fábrica de Manaus (AM). Atualmente, a sede administrativa permanece no Rio de Janeiro e conta com o ponto de apoio do Escritório Comercial e da Distribuidora, ambos em São Paulo, e laboratórios em São Paulo e Santa Catarina. Hoje a Companhia possui cerca de 500 funcionários.

No Brasil, suas principais marcas são: Raid e Baygon (Inseticidas), OFF! (Repelentes), Glade (Purificadores de Ar), Grand Prix e Carnu (Automotiva), Pato e Glade Sany (Banheiros), Bravo e Optimum (Pisos), Johnson Bravo e Brilhol (Lustra-Móveis), Ziploc (Armazenagem Doméstica), Mr Músculo (Limpadores) e Roma Coco (Lavanderia).